novembro 25, 2009

Cinema - Hayao Miyazaki ( 宮崎 駿)



Natural de Tokyo e nascido em 1941, Hayao Miyazaki é um conceituado criador e realizador de séries e filmes de animação.
Foi o primeiro do seu ramo a conseguir ganhar o prémio de melhor filme nos conceituados Japanese Academy Awards em 1997 com a animação Mononoke Hime (Princesa Mononoke) e foi com este filme que Miyazaki conseguiu maior projecção internacional.
Seguiram-se êxitos como Sen to Chihiro no Kamikakushi (A Viagem de Chihiro) que arrecadou o Óscar de melhor filme de animação em 2003, e  Hauru no Ugoku Shiro (O Castelo Andante).
Miyazaki já anunciou por diversas vezes que se iria retirar (actualmente já conta 68 anos), mas o mesmo número de vezes regressou, a última vez em 2008, para nos presentear com Gake no Ue no Ponyo (Ponyo na Falésia á Beira Mar), uma fabulosa adaptação do clássico a Pequena Sereia de Hans Christian Anderson.
Esperemos (pelo menos eu espero) que volte muitas mais vezes!

5 comentários:

  1. É sem duvida o meu realizador de animação favorito. Ele cria obras primas da animação.

    Um homem que se tornará certamente num mito.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Hayao Miyazaki é, à falta de melhor descrição, "UAU!".

    ResponderEliminar
  3. Mito já o é sem duvida, tornar-se-á sim numa lenda! UAU x 8 ( o meu teclado não tem o símbolo de infinito por isso é o que se arranja...)

    ResponderEliminar
  4. Pensar que ainda há gente que não viu nenhum filme deste senhor por achar que são para miúdos..

    ResponderEliminar
  5. Ele conseguiu transmitir sensações e sentimentos a muito tempo perdidas...a fotografia de seus animes é a mais perfeita já realizada! eu realmente amo e respeito a sua arte.

    ResponderEliminar