dezembro 29, 2009

Tecnologia - Nintendo Wii



Aos que se perguntaram, que raio andei eu a fazer durante estes dias todos, esta é a resposta
a mais recente menina dos meus olhos é japonesa, pequenina, magrinha, muito atlética, divertida e brincalhona, está sempre lá para mim e nunca me deixa ficar mal.
Adoro a minha nova Wii!

dezembro 24, 2009

East gone West - Os votos da gerência!



A equipa do Nihon Bijuts (ou seja, moi même je), deseja a todos os seus leitores e amigos um Feliz Natal 2009!  

MERII KURISUMASU NO SUBETE NI!

dezembro 22, 2009

Musica - Nobuo Uematsu ( 植松伸夫, Uematsu Nobuo )



Este compositor e musico japonês nascido em 1959 e em actividade desde 1985, é na minha humilde opinião, o expoente máximo no que diz respeito á composição musical de bandas sonoras no Japão e talvez no mundo inteiro.
Praticamente toda a  obra de Nobuo Uematsu está ligada á super produtora de videojogos Square, que todos nós (acho que nao sou só eu) nos habituámos a ouvir, em jogos como Final Fantasy (toda a saga) e Chrono Trigger.
Através da sua musica Nobuo Uematsu é capaz de nos levar até onde o nosso espírito puder ir e fazer-nos sentir os mais diversificados sentimentos.
É, sem duvida, um dos músicos que compõe a banda sonora da minha vida.



*No video, One Winged Angel da BSO de Final Fantasy VII Advent Children : Oiçam até ao fim, é genialidade pura!

dezembro 21, 2009

Tradição - Natal no Japão ( Kurisumasu, クリスマス)



O Natal no Japão já não difere muito do Natal dos países ocidentais como Portugal, apesar das principais religiões serem o xintoísmo e o budismo,  o Natal no Japão é um evento comercial, sendo que é mais celebrado na véspera do que no próprio dia 25 de Dezembro.
É comum dar presentes nesta data, mas apenas as crianças têm esse privilegio ( como o Pai Natal só da presentes a petizes, quando cresces...chapéu!).
Começa a ser comum ter uma Árvore de Natal em casa e enfeitar com luzes o exterior das mesmas.
Devido ás crenças religiosas (apenas 1% da população japonesa é católica), o dia 25 de Dezembro não é feriado no Japão.

Desejo a todos um MERII KURISUMASU !!!

* no vídeo Merry Christmas Mr. Lawrence em piano por Ryuichi Sakamoto

dezembro 17, 2009

Fotografia - Kishin Shinoyama ( 篠山 紀信, Shinoyama Kishin)



Nascido em 1940 em Shinjuku (Tokyo), o fotógrafo Kishin Shinoyama formou-se na Nihon University (a maior universidade do Japão) e iniciou a sua actividade profissional na agência Light Publicity ainda como estudante, tendo apenas se tornado freelancer após se ter licenciado.
Shinoyama tem já vários livros editados, na sua maioria com fotografias de mulheres, sejam vestidas, semi despidas ou nuas.
Ganhou vários prémios na sua carreira, entre eles o Mainichi Geijutsusho (1980) e o Golden Eye Award (1998).
Entre os seus mais famosos trabalhos, está uma fotografia de John Lennon e Yoko Ono, que serviu de capa ao albúm musical Double Fantasy, do mesmo casal.

* a foto acima é da actriz Chiaki Kuriyama, presente em vários trabalhos do fotógrafo

dezembro 14, 2009

Musica - Dir en Grey ( ディルアングレイ, Diru an gurei )



Formada em 1997, esta banda de JRock tem a sua origem após o final dos La:Sadie's, sendo constituída por quatro elementos da antiga banda (Kyo, Kaoru, Die e Shinya) e um novo baixista (Toshiya), que substituiria o anterior (Kisaki).
Com um já vasto historial. os Dir en Grey percorrem diversos estilos musicais, já tendo sido conotados com o movimento Visual Kei, mas tendo também experiência em diversos géneros como o Nu Metal, o Rock Progressivo, passando até pelo Horror Punk.
Apesar do reconhecimento no Japão, os Dir en Grey têm-se centrado na expansão ao mercado ocidental, tendo inclusivamente participado em festivais de renome como o Rock Am Ring, o South by Southwest Music Festival, o Wacken Open Air ou o The Family Values Tour.

dezembro 10, 2009

Agenda - "Japan in Lisbon" @ Espaço Nimas


É oficial, estamos a ser invadidos! Bem , não estamos mas até que podíamos, tal não é a quantidade de eventos nipóculturais que estão/vão decorrer durante esta semana em Lisboa. Depois da entrada de agenda de ontem, trago-vos mais um acontecimento para enriquecer culturalmente e não só, as nossas já ricas vidinhas.
Vai-se realizar no próximo sábado dia 12 de Dezembro no Espaço Nimas (Av. 5 de Outubro) a Noite Nipónica "Japan in Lisbon", que vai explorar cinco vertentes distintas: musica, cinema, dança contemporânea, gastronomia e fotografia.
Estas cinco vertentes artísticas serão traduzidas na exibição do filme "Madadayo", a última obra do lendário realizador Akira Kurosawa, a performance do bailarino contemporâneo Hajime Fujita, um cocktail de sushi feito ao vivo, a exposição do fotógrafo Hiroyuki Kai, e, para finalizar a noite, o concerto da cantora e compositora Hana Kogure, um dos novos talentos da folk japonesa.
Uma noite bem atractiva pela módica quantia de 10€. Ao que parece o evento está a ter uma boa adesão, sendo que podem obter mais informações aqui.

*evento promovido pela Void Creations e pelo Núcleo de Programação Cinematográfica
.

dezembro 09, 2009

Agenda - Nippon Koma ( na Culturgest )



Este post já vem numa altura tardia, até porque só agora tive conhecimento disto, mas já a minha avó dizia, mais vale tarde do que nunca.
Está em exibição desde segunda-feira dia 7 de Dezembro, a edição de 2009 do Nippon Koma, um festival de cinema japonês, no pequeno auditório da Culturgest em Lisboa, que durará até sábado dia 13 de Dezembro.
Aqui poderão ver algumas das mais recentes peliculas documentais e de animação japonesas, dos mais variados autores.
Podem sacar mais informação acerca deste evento aqui e acolá.

* na foto, uma frame do documentário Mental de Kazuhiro Soda

dezembro 06, 2009

East gone West - DS DJ Set @ Gliese Bar em Sesimbra



Bem, o Nihon Bijuts saiu á rua, mas como está mal de finanças não pôde ir até ao Japão, então ficou-se por cá e foi assistir a um DJ-Set á beira-mar.
No passado sábado dia 5 de Dezembro, escutou-se, dançou-se e apreciou-se o som do DS DJ-Set ( o projecto ao vivo do blog Defeitos Secundários), com uma deliciosa caminhada pela história da música desde os Jazz and Soul dos anos 70, passando pelo Disco Sound e os grandes êxitos dos anos 80 até aos anos 90 e actualidade.
Uma noite muito bem passada, e que esperamos ver mais vezes repetida no Gliese Bar em Sesimbra.

dezembro 04, 2009

Anime - The Law of Ueki ( うえきの法則, Ueki no Hōsoku )



Do autor Tsubasa Fukuchi, The Law of Ueki é um anime adaptado do manga e teve transmissão entre 2005 e 2006* (51 episódios).
A história tem inicio no Torneio dos Candidatos a Deus, onde cada candidato (100 no total) deve escolher um estudante de colégio para actuar como seu lutador.
O candidato vencedor tornar-se-á no novo Deus do Paraíso, e o estudante vencedor recebe o Blank Zai, ou seja, um talento (poder) á sua escolha, o que leva muitos estudantes a ter ideias perversas  e egocêntricas.
Tudo isto faz com que Kosuke Ueki, se decida a vencer o torneio, de modo a impedir um possível abuso de poder a quem ganhar tão poderosa dádiva.

* teve transmissão recentemente em Portugal no canal Animax (cabo)

dezembro 03, 2009

GO! - Monte Fuji ( 富士山 , Fuji-san )



Localizado na ilha de Honshu (a maior das que compõem o arquipélago do Japão), o Monte Fuji é a montanha (vulcão) mais alta do Japão e a 35ª no mundo, sendo talvez uma das mais belas obras de arte naturais do oriente.
Nos dias de céu limpo, consegue ser avistado a oeste de Tóquio, e é rodeado por  três pequenas  cidades: Gutemba, Fuji-Yoshida e Fujinomiya.
Sendo um dos símbolos do Japão, é frequentemente retratado em pinturas e fotografias e é anualmente visitado por milhares de turistas.

* na foto, a junção de dois dos maiores símbolos do Japão: as flores de cerejeira (sakura) e o Fuji-san em fundo

dezembro 01, 2009

Inyoo Suru (citação) - Monkey D. Ruffy #1

"Ele disse norte, então eu corri para onde está mais fresco"


Musica - Snowkel ( シュノーケル, Shunōkeru )



Surge em 2004  a banda de JRock Snowkel, composta por 3 elementos ( Kaba, Nishi e Yama) na cidade de Odaiba no Japão.
Tiveram como 1º trabalho um mini-álbum  intitulado Sora Colorful donde saiu o 1º single Ooki na Mizutamari.
Em 2006 assinaram contrato com a Sony Music Japan e lançaram o 1º álbum de estúdio  Snowkel Snorkel, tendo este como especial destaque o single Namikaze Satellite ( 7ª abertura de Naruto).
Contribuíram igualmente com produções originais para os animes Kiba (Solar wind) e Gintama (Kiseki), com ambos os singles extraídos do álbum EQ de 2007.